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Ex. Atividade 1.1,Fernanda Flores

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segunda-feira, 11 de maio de 2009

A NECESSIDADE DOCENTE DE CONTINUAR APRENDENDO E A POSTURA DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Não se pode esquecer que o objetivo maior da tecnologia é aumentar a eficiência humana em diversos campos. Assim, o professor utilizará tecnologia de maneira organizada e estruturada para resolução de problemas práticos no processo ensino-aprendizagem.

Para a prática docente é requisito fundamental adaptar-se às TICs, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas como também saber desenvolve-las, aprofunda-las e, em última análise, através delas, ajudar como docentes, a transformar essa sociedade do conhecimento da qual queremos fazer parte em uma sociedade democrática do conhecimento. Nada disto é possível sem estudo, as tecnologias, como as temos hoje, não existiam antes.

Há a grande necessidade da democratização do conhecimento, da transformação da informação, que numa sociedade capitalista, faz dos meios de comunicação maneiras sempre novas de ganhar dinheiro/leitores/expectadores/ouvintes/dinheiro.

A informação tornou muito mais acessível os saberes a muitas pessoas, ao tornar mais horizontal e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento. Todos têm acesso a quase tudo, mas dialogar com estas informações exige maiores capacidades ou competências cognitivas, novos olhares e novas performances de leitura/visão/audição.

Desenvolver a visão crítica, saber pautar-se sempre com ética nos meandros da Internet, optar pelo correto, ser cidadão diante da imensidão de informações que circulam em todas as mídias é democratizar o conhecimento, ensinando a ordená-lo de forma lúcida e desentranhando do cerne da informação o objetivo da sua veiculação nas diversas mídias.

Nem todos os professores foram preparados para essa grande tarefa e a educação continuada é a sustentação das mudanças, da transformação da tarefa docente de todo dia.

O sistema educacional deve objetivar formar cidadãos que sejam aprendizes mais flexíveis, autônomos e críticos, dotando-os de estratégias de aprendizagens adequadas, capazes de dotá-los sempre, de novas e imprevisíveis demandas de aprendizagens. O professor será sempre, mais do que nunca, o eterno aprendiz, aquele que gerenciando o conhecimento aprende todos os dias.



Professora Vanda