ATENÇÃO !!!!

Queridos cursistas,

Alguns lembretes são necessários:
Identifique sempre a Atividade e Você;
Não deixe de preencher os marcadores:
- Eles deverão ser preenchidos da seguintes forma:

o nome da atividade ( atividade 1.1, atividade 1.2a, ...);

e o nome do cursista separados por vírgula

Ex. Atividade 1.1,Fernanda Flores

Após postar sua atividade você deverá ler

as atividades dos colegas e comentá-las

Não percam os prazos.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

IDENTIDADE DO PROFESSOR E SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM

Vive-se tempos de mudança e com o professor não é diferente. Além da sua especialidade ele precisa se apropriar das tecnologias para fins pedagógicos, o que requer um amplo conhecimento das especificidades tecnológicas e comunicativas e que, além disto, devem estar aliadas ao conhecimento profundo das metodologias e dos espaços de inteligência pessoal e coletiva.

Percebe-se a necessidade de estudo, reflexão e muitas dúvidas. Não se vive tempos de certezas. Os tempos de mudança trouxeram a educação continuada, o estudar sistematicamente avaliando o trabalho, o resultado do trabalho e assim também se auto avaliando.

A aprendizagem se apresenta como uma construção criativa, bastante fluida e mutável. Não se faz o mesmo trabalho duas vezes porque os alunos são diferentes, não diferentes para melhor ou para pior, apenas diferentes. Cada um aprende num tempo individual e de forma específica.

O professor não pode frustrar-se por não conseguir 100% de aprendizagem numa turma com metodologia escolhida e trabalhada com especificidade para aquela turma, quanto mais com duas ou três turmas diferentes.

O conhecimento não é um bem produzido em série, mas um serviço aos homens, e não pode existir forma universal para desenvolver a todos.

Por tudo isto, o professor deve estudar sempre, auto avaliar-se com carinho e de maneira bem flexível, pois apesar de todas as mudanças o processo continua a ser o mesmo: ensino-aprendizagem, o que não se conseguiu hoje se conseguirá amanhã, porque é necessário compreender os processos cognitivos diferenciados dos alunos, objetivando um aprendizado efetivo.

Hoje o professor é um mediador, um gerenciador do conhecimento disponível em muitas mídias, ele não é mais um distribuidor do conhecimento, ele aprende todos os dias junto aos alunos e com os alunos.

Professora Vanda Vasilenskas