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Ex. Atividade 1.1,Fernanda Flores

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domingo, 24 de maio de 2009

Maria Madalena atividade 1.5

A implementação das novas mídias digitais no contexto escolar tem exigido grandes mudanças na prática pedagógica e metodológica no que tange as suas diversas possibilidades de uso didático por parte dos professores. O problema é que a maioria desses professores não está preparada para essas mudanças e nem para atuar dentro dessa nova realidade, já que os mesmos estão acostumados a dá aulas expositivas com quadro e giz, livros, aplicação e correção de exercicios e provas. Como resultado, vemos muitas das vezes, as mídias serem usadas apenas como complemento, algo a mais para transmitir informações e ilustração sem qualquer tentativa de integração multidisciplinar.
O uso das tecnologias digitais por si só não garante a aprendizagem, e para que venha a se tornar ferramente pedagógica, é preciso que os professores atuem como mediadores conscientes sabendo como usar, porque usar, quando usar e como canalizar as diferentes potencialidades de uso para o efetivo aprendizado dos alunos. Esse aprendizado efetivo só será possível dentro de uma metodologia de projeto por ser a prática que possibilita aos alunos a construção de conhecimento e não apenas a retenção de algumas informações o que se dá com o uso isolado dessas tecnogias.
Sem um trabalho multidisciplinar, essas mídias acabam por perder o seu caráter e função educativa, ficando limitadas ao uso tradicional que pouco ou nada vai acrescenter ao processo ensino-aprendizagem.
A implementação das novas mídias digitais deixou a escola em uma grande dilema porque se por um lado ela se vê diante das novas exigências, com tecnologias novas prometendo revoluções no modo de ensinar e aprender o que exige a percepção das tendências socias dentro da nova cultura da aprendizagem como também das novas demandas condicionadas à essa realidade; por outro lado, não consegue se desprender das amarras tradicionais que a décadas norteam o seu fazer pedagógico e até a sua identificação e estrutura enquanto instituição de ensino.
Sem a superação desse dilema que deve se dá através da capacitação dos profissicionais
envolvidos para atuarem dentro dessa nova realidade em que as mídias educacionais tem um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, as TIC serão antes um entrave nas relações pedagógicas do que uma ferramenta potencializadora de conhecimentos.