ATENÇÃO !!!!

Queridos cursistas,

Alguns lembretes são necessários:
Identifique sempre a Atividade e Você;
Não deixe de preencher os marcadores:
- Eles deverão ser preenchidos da seguintes forma:

o nome da atividade ( atividade 1.1, atividade 1.2a, ...);

e o nome do cursista separados por vírgula

Ex. Atividade 1.1,Fernanda Flores

Após postar sua atividade você deverá ler

as atividades dos colegas e comentá-las

Não percam os prazos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Atividade 1,5

Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais / Papel do professor.




Faremos, agora, uma reflexão sobre o uso de mídias digitais para o ensino e a aprendizagem e sobre a distinção entre informação e conhecimento. A fundamentação para esse trabalho:






Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005
(Programa 1)




INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA


Maria Elisabette Brisola Brito Prado(1)


Atualmente, várias escolas públicas e privadas têm disponível o acesso às diversas mídias para serem inseridas no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, diante deste novo cenário educacional, surge uma nova demanda para o professor: saber como usar pedagogicamente as mídias. Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica.

De fato, o professor, durante anos, vem desenvolvendo sua prática pedagógica prioritariamente, dando aula, passando o conteúdo na lousa, corrigindo os exercícios e provas dos alunos. Mas este cenário começou (e continua) a ser alterado já faz algum tempo com a chegada de computadores, internet, vídeo, projetor, câmera, e outros recursos tecnológicos nas escolas. Novas propostas pedagógicas também vêm sendo disseminadas, enfatizando novas formas de ensinar, por meio do trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, favorecendo o aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento.

Leia mais