ATENÇÃO !!!!

Queridos cursistas,

Alguns lembretes são necessários:
Identifique sempre a Atividade e Você;
Não deixe de preencher os marcadores:
- Eles deverão ser preenchidos da seguintes forma:

o nome da atividade ( atividade 1.1, atividade 1.2a, ...);

e o nome do cursista separados por vírgula

Ex. Atividade 1.1,Fernanda Flores

Após postar sua atividade você deverá ler

as atividades dos colegas e comentá-las

Não percam os prazos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ativ. 1.2a, Leila Marchon " A Identidade do Professor e sua própria aprendizagem."

Eu amei as declarações do Dr. Antonio Nóvoa. Eu li, na entrevista, o que sinto com relação à prática educacional. É como se ele conhecesse o meu coração. O que pra mim é uma constatação óbvia as declarações dele com relação à formação do professor, às condições de trabalho que existem e as que seriam ideais. Isso sem comentar a discrepância que há entre escolas particulares e da rede pública. Ele conseguiu verbalizar as realidades vividas por nós de uma maneira simplesmente brilhante.
Acredito que existem muitos pontos comuns, se compararmos o Brasil com outros países, mas o Brasil na minha opinião, ainda está muito aquém dos sonhos mais modestos de um professor reflexivo.
É claro que há uma diferença gigantesca entre o professor “estagnado” e o professor reflexivo. O professor que repete anos a fio o seu próprio método de transmitir conhecimentos e o professor que se mantém “antenado” ligado, não só no novo, para acompanhar o linguajar dos alunos, mas, e principalmente, em todos os recursos disponíveis e possíveis para melhorar a qualidade de suas aulas. É evidente, que com o passar dos anos, as pessoas evoluem, a tecnologia avança e os métodos pedagógicos são atualizados, renovados e até reelaborados, digamos assim. Se o professor não se dá conta disso, ele deixa de oferecer para os seus alunos o melhor, e passa a ser visto pelos alunos, pelos colegas de trabalho, pelos pais de alunos como um professor antiquado, ineficiente e ultrapassado.
A leitura de mundo dos alunos de ontem e de hoje também é totalmente outra. Os alunos chegam na sala de aula com muito mais informações que chegavam a anos atrás e eles se desenvolvem e constroem os seus próprios conhecimentos de maneira muito mais independente. Se o professor não procurar acompanhar esta dinâmica, ele vai acabar passando vergonha diante dos alunos.
É fundamental sermos professores reflexivos e eternos aprendizes. Aprendizes de coisas novas, conhecimentos novos e também de maneiras novas para transmitir conhecimentos antigos.