ATENÇÃO !!!!

Queridos cursistas,

Alguns lembretes são necessários:
Identifique sempre a Atividade e Você;
Não deixe de preencher os marcadores:
- Eles deverão ser preenchidos da seguintes forma:

o nome da atividade ( atividade 1.1, atividade 1.2a, ...);

e o nome do cursista separados por vírgula

Ex. Atividade 1.1,Fernanda Flores

Após postar sua atividade você deverá ler

as atividades dos colegas e comentá-las

Não percam os prazos.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Pedagogia de Projetos

Lembro-me bem de um projeto que foi realizado aqui na escola onde trabalho. Foi sobre a preservação do meio ambiente.
Na sala de aula eu levei pra eles vários textos sobre o tema, ensaiamos uma música sobre preservação e eles produziram textos que eu digitei e colei no mural da escola.
Na sala de vídeo foi passado pra eles filmes e documentários sobre o tema e mostrado o Brasil de ontem e o Brasil de hoje. As consequências do progresso e do desmatamento, a situação dos índios, as espécies ameaçadas de extinção e ainda o que podemos fazer para cuidar do nosso país, como economizar água, não maltratar as plantas e animais, foi falado da pesca indiscriminada da baleia e a resposta foi muito positiva. Foi um trabalho gratificante.

"Não se faz projeto quando se tem certezas, ou quando se está imobilizado por dúvidas " (Machado, 2000, p. 7). Isso significa que o projeto parte de uma problemática e, portanto, quando se conhece a priori todos os passos para solucionar o problema, esse processo se constitui num exercício e aplicação do que já se sabe (Almeida, 2002). Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema dado pelo professor ou sugerido pelo aluno, resultando numa apresentação de trabalho.Na pedagogia de projetos, é necessário "ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes auto-impostas" (Almeida e Fonseca Júnior, 2000, p. 22) e "delinear um percurso possível que pode levar a outros, não imaginados a priori" (Freire e Prado, 1999, p. 113).

As minhas experiências como professora que trabalhou com projetos, infelizmente, não se deram da forma descrita acima. Geralmente os projetos executados na escola partem de certezas e objetivos claros que se pretende alcançar, ou seja, " conjunto de atividades que o professor propõe..." isso é o que eu percebo que chamam de projeto praticado na escola.

Quando se trata de mudanças tão significativas no que diz respeito às práticas exercitas no processo ensino_aprendizagem, não se pode esperar mudanças drásticas imediatas. Todo o processo de mudança se dá de forma lenta e gradual.
Antes eram passados conhecimentos na relação profssor-aluno e agora a ênfase é fazer com que o aluno construa seus conhecimentos, digamos que supervisionado, por seu professor na forma de "projetos".