ATENÇÃO !!!!

Queridos cursistas,

Alguns lembretes são necessários:
Identifique sempre a Atividade e Você;
Não deixe de preencher os marcadores:
- Eles deverão ser preenchidos da seguintes forma:

o nome da atividade ( atividade 1.1, atividade 1.2a, ...);

e o nome do cursista separados por vírgula

Ex. Atividade 1.1,Fernanda Flores

Após postar sua atividade você deverá ler

as atividades dos colegas e comentá-las

Não percam os prazos.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O papel do computador no processo ensino aprendizagem

Em minhas reflexões anteriores já havia mencionado a importância que existe na formação do professor que estará, em suas aulas, usando todas as tecnologias disponíveis hoje nas escolas e conseqüentemente reelaborando suas práticas pedagógicas.

Antes de trabalhar no laboratório de informática da escola já fazia uso de recursos como o DVD e aparelho de som em minhas aulas. Usava-os com a intenção de prender mais a atenção do meu aluno e assim passar o meu recado de uma maneira mais agradável, mais leve. Isso sempre funcionou muito bem, alcançava os meus objetivos. Hoje como professora de laboratório a visão é mais ampla, uso essas mídias e as tenho como minhas aliadas nesse processo para a construção do conhecimento.

As minhas aulas no laboratório não são, por assim dizer, vista pelos alunos como “aulas”. Por exemplo: Quando coloco pra eles o jogo de batalha naval, eles gostam muito e nem percebem que estão fazendo contas e fixando os conhecimentos deles em tabuada. E isso pra mim é fantástico! Há um outro programa que uso onde eles ouvem as histórias e depois fazem a interpretação. E eles não se sentem enfadados por isso. Eles estão evoluindo quanto à interpretação de textos sem perceberem.

Acredito que a medida que as práticas de ensino se tornam agradáveis e prazerosas melhores serão as condições para a construção do conhecimento. Criança gosta mesmo é de brincar! Então por que não unir o útil ao agradável? Com as novas tecnologias disponíveis nas escolas, tenho tido a oportunidade de ver o sonho virar realidade. Eu já tinha esse conceito quando os meus filhos nasceram e os quebra-cabeças deles os ajudaram na alfabetização e no reconhecimento dos números, cores, letras entre outros elementos. Eu brincava com eles e eles “estudavam” sem nem perceberem os meus objetivos por trás daquelas brincadeiras. Nunca tive problemas com os meus filhos na escola, mas já tive com algumas professoras deles. Mas esse é assunto pra uma próxima reflexão.
O entrosamento das práticas pedagógicas com as mídias ainda é meio tímido. Ainda é novo pra maioria dos professores mas o fato é que está a caminho de se tornar muito mais eficaz do que as usadas antigamente. Creio que com a introdução das novas tecnologias e as devidas adaptações às práticas pedagógicas o processo de construção do conhecimento será alcançado com mais êxito e em menos tempo.